quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Eles tem ou eles têm?

Eles tem ou eles têm? Eles vem ou eles vêm? Quem imagina que o circunflexo desapareceu, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir, se engana. As principais alterações da nova ortografia, é verdade, são relacionadas ao uso do hífen e acentuação gráfica. Mas nos exemplos acima tudo continua igual.

É mais uma das pegadinhas da Língua Portuguesa. Até assimilar as normas estabelecidas os equívocos são compreensíveis. Até outro dia eu estava certa de que o circunflexo tinha desaparecido nas duas situações descritas. Ao consultar um manual sobre as alterações percebi o grande engano. Ainda bem...

Na página Uol Educação uma tabela traz regras acordo com a nova ortografia. É uma dica para ajudar no momento em que aparecem duvidas quanto ao uso do hífen, trema ou acentos. Outro site é o Ortografa. Recomendo colocar as duas fontes de pesquisa na área de favoritos. Assim fica prática a consulta na hora de escrever.

A assimilação das novas regras depende de tempo. Ninguém vai dominá-las automaticamente. Portanto não adianta decorar. O melhor é saber onde verificar a ortografia de determinada palavra quando sentir necessidade. As consultas vão continuar até que, sem perceber, as mudanças fiquem guardadas num cantinho da memória.

7 comentários: