domingo, 21 de junho de 2009

São João na fazenda era melhor

Como era bom o São João! Uns 15 dias antes, o clima na fazenda era dominado pelos preparativos da festa. Licores, biscoitos, bolos de variados aromas e sabores eram feitos com capricho. Religiosamente todo ano, mesmo que ninguém de fora recebesse o convite para a noite junina, completavam o cardápio pernil e frango bem assados no forno à lenha.

Os pais, os irmãos, alguns tios e os trabalhadores da roça formavam o grupo para animar o 23 para 24 de junho. No final da tarde da véspera a fogueira era acesa. E o rádio movido a pilha espalhava o som dando a senha para o forró começar. Enquanto tinha um traque, uma chuvinha, uma cobrinha ou pequenas bombas, a garotada não saía do quintal embevecida com as brincadeiras. Só depois, alguns superavam a timidez e também arrastavam o pé.

Festa típica e espontânea, sem o barulho ensurdecedor no salão nem o tempero artificial nos pratos de hoje. Nas fazendas vizinhas, as chamas das fogueiras apareciam como pontos luminosos aqui e acolá. O clima festivo, às vezes, convidava para a esticada até uma casa no outro lado do rio. Aí era um sobe e desce ladeira, ouvindo o canto das cigarras, para pegar a canoa. Tudo em busca de forró até o dia amanhecer.

Como era bom o São João! Ao som da sanfona e do pandeiro, todo mundo levantava poeira na sala de chão batido. Adultos, jovens, crianças. Idade não era problema na hora de dançar. Bastava perder a timidez, sentir a música invadindo os poros e balançar o corpo ao pé da fogueira. De vez em quando um licor. De vez em quando um quentão ou um café quentinho. Um biscoito, um pedaço de bolo...

2 comentários:

  1. Oi Graça,

    Eu também tenho boas recordações do São João na Fazenda. Será que ainda existe? Não sei. Acredito que as nossas festas, aquelas das quais recordamos, são assim tão fantásticas porque nos marcaram com a felicidade daqueles momentos.

    Bom São João para você e sua família.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olha Sérgio,
    Oi Sérgio,

    Tem um bom tempo que não me embrenho numa fazenda na época junina. Mas nas cidades pequenas ainda existe sim o São João autêntico que hoje, não sei por quais razões, é chamado de pé de serra.
    Boa festa pra vocês também.

    Abraços,
    Graça

    ResponderExcluir