sábado, 18 de julho de 2009

Site tira dúvidas sobre mudança ortográfica

Acabei de saber agora vendo o programa Link Brasil, transmitido pela TV Record News, de uma dica super-legal para quem escreve no dia a dia e, de repente, se depara com uma dúvida em relação à mudança ortográfica: é o Ortografa! (http://www.ortografa.com.br/). O gestor do site explica que o Ortografa! nasceu de uma "súbita ideia" quando o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa começou a ser adotado no início deste ano.

O processo de consulta é bem simples: basta digitar uma palavra, frase ou período de até 500 dígitos, no campo de texto e clicar em "Ortografa!". Aí o sistema entra em ação e troca as expressões para a grafia correta destacando em amarelo o equívoco. E, se você clicar no que aparece assinalado, surge uma janelinha verde com a explicação. Fiz o teste e gostei. É muito útil principalmente quando surgem incertezas quanto à acentuação e ao hífem. (Foto: Regis Capibaribe)

3 comentários:

  1. como se escreve?

    exames que precisão beber agua
    ou
    exames que precisa beber agua
    ?????

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Com essa frase (recordata) as duas formas estão incorretas. O certo seria "exames que precisam beber água". Mas se você faz referência a determinados exames de laboratório, que requer ingestão de água, é indicado e correto dizer: "Preciso beber água para fazer exames..."
    Espero ter contribuído.

    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir
  3. Pequena correção na resposta acima:
    Com essa frase (recortada) e não (recordata)...

    ResponderExcluir