quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O que fazer quando faltam ideias para o texto?

Quando não se tem ideia para o texto o que fazer? Primeiro passo: não tornar isso um problema. Seguir apenas digitando o que vem pela cabeça pode ser uma boa saída. Faço isso, algumas vezes, quando a "inspiração" custa a aparecer.

Não adianta matutar, quebrar a cabeça para escolher um tema, tentar pesquisar, elaborar. Apenas sigo a intuição. Este texto, por exemplo, começou assim. Queria atualizar o blog, mas não tinha noção do assunto a ser tratado. Passei a digitar sem ter nada elaborado, e aí o "apagão" criativo se transformou no tema da abordagem.

Apenas a vontade de preencher a tela em branco já favorece a gestação do texto. Então a falta de assunto acaba se tornando o foco da escrita. Isso demonstra, na prática, que não há necessidade de desespero quando alguém deseja escrever e não tem a mínima ideia sobre o que falar.

Não recomendável é desanimar, deixar-se vencer pelo sumiço dos temas. Basta começar e pronto. O processo da construção textual, aos poucos, se encarrega de estimular o raciocínio, de dar sequência compreensível ao que brota espontaneamente como texto.

Sem mistério, sem receio, a escrita ganha forma. Aí estão a beleza e o prazer dessa arte. A tela, ou o papel, preenchida demonstra que a aridez de assuntos ficou para trás. Aos poucos a abordagem começa a fazer sentido para o autor. Quando isso acontece é grande também a chance de fazer sentido para o leitor. (Foto: Cammeraydave - Dreamstime)

5 comentários:

  1. Eu também faço isso...
    Vou escrevendo qualquer coisa que me venha na cabeça e ai um assunto puxa o outro e sai alguma coisa legal pro texto.
    Mas é meio chato no começo da postagem a gente não saber o que escrever, mesmo tendo um tema na cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tema e da sugestão. Quando minha inspiração expira, eu faço um rápido flashback de experiências que já passei, ou que já ouvi de outras pessoas, para tentar descubrir algo interessante para contar, já que gosto de escrever contos. Sempre vem a tona uma historinha divertida ou no mínimo uma situação que valeu a pena ser vivenciada.

    E para evitar a falta de assunto, de vez em quando eu faço uma listinha de histórias ou temas para contar. Na hora de escrever é só sacar a lista. =)

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Sarah e Claudinha,

    Obrigada pelos comentários. Nessas horas o importante é deixar a intuição fluir. Cada estratégia para sair do sufoco tem grande valor.

    Beijos,
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Olá Graça, amei suas dicas... Vou experimentá-las porque por vezes sofro com falta de ideias para meus textos e minhas ficções... Mas das vezes que segui esta sua dica, o que começo com um mero despejo de palavras soltas, tornou-se um belo e inesperado escrito... E, assim, sigo na minha carreira de aprendiz de escritor...

    ResponderExcluir
  5. Oi Lilly,

    Obrigada pelo comentário. É por aí mesmo. Deixar o texto fluir espontaneamente dá bom resultado.

    Grande abraço,
    Graça

    ResponderExcluir