terça-feira, 31 de agosto de 2010

Último dia de inscrição de bibliotecas no Programa Telecentros Comunitários

Municípios de todo o país que possuem bibliotecas públicas têm até esta terça-feira (31 de agosto) para se cadastrarem no Programa Telecentros Comunitários, do Ministério das Comunicações. Até agora 1.290 instituições já foram inscritas para receber o kit telecentro, composto por mobiliários e computadores que permitem acesso gratuito à internet. Os telecentros serão instalados exclusivamente em bibliotecas públicas, não contemplando bibliotecas de escolas.

Para cadastrar a biblioteca, as prefeituras devem acessar o site do ministério (www.mc.gov.br) nos links Inclusão Digital – Telecentros Comunitários – Formulário/Bibliotecas/Cadastro. A senha para acesso é o número do ofício recebido pela prefeitura, na íntegra. Caso o município não tenha recebido o ofício, deverá enviar uma mensagem de um e-mail institucional com os dados do município para cgpe@mc.gov.br.

Assessor técnico da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais (CGPE) do Ministério das Comunicações, Luiz Ulpiano Bandeira de Mello acrescenta que durante o cadastro as prefeituras precisam limpar o histórico do navegador que estiverem utilizando. Nenhum campo da ficha de cadastro deve ficar em branco e precisa ser anexada uma foto da biblioteca com 300 kb de tamanho.

Após o fim do período de inscrições, a CGPE fará avaliação dos cadastros para checar se as instituições preenchem os requisitos estabelecidos para receber o telecentro. Em seguida, começará a enviar os kits, juntamente com o termo de doação dos equipamentos às prefeituras. Os mobiliários e computadores só serão encaminhados após o período eleitoral, devendo começar a ser instalados ainda este ano.

A instalação de telecentros comunitários em todas as bibliotecas públicas do país faz parte da expansão do Programa Telecentros Comunitários, que busca a inclusão digital. Cada kit doado pelo ministério é composto por 1 servidor, 10 computadores, 1 central de monitoramento com câmera de vídeo de segurança, 1 roteador wireless, 11 estabilizadores, uma impressora a laser, 1 projetor multimídia, 21 cadeiras, 1 mesa do professor, 11 mesas para computador, 1 mesa para impressora e 1 armário baixo. A contrapartida do município é disponibilizar o espaço físico para instalação dos equipamentos e monitores para atendimento ao público.

Os prefeitos que tiverem dúvidas sobre o processo de indicação das bibliotecas podem entrar em contato com a Coordenação Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais por meio do telefone (61) 3311-6178 ou pelo e-mail cgpe@mc.gov.br.

Fonte da matéria e foto (Herivelto Batista): MEC

3 comentários:

  1. A fonte da matéria é ministério das Comunicações, e a foto é Herivelto Batista.

    Att,

    Herivelto

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Já fiz a correção.

    Cordialmente,
    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir