terça-feira, 9 de novembro de 2010

MinC capacita agentes de leitura

 O Ministério da Cultura, por meio da Cátedra Unesco da Leitura - PUC/RJ, iniciou ontem  a primeira turma de Formação dos Capacitadores do Projeto Agentes de Leitura, que faz parte das ações do Programa Mais Cultura. Participam 30 profissionais que vão se preparar para capacitar os jovens em 19 municípios brasileiros. O evento continua até sexta-feira (12).

Os profissionais capacitados vão formar 619 agentes de leitura para atuar no projeto desenvolvido em 16 cidades do Rio de Janeiro, e também nos municípios de Nilópolis (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Bernardo do Campo (SP), que assinaram convênios específicos. O processo de formação dos capacitadores é feito por meios de dinâmicas, aulas e palestras de especialistas em mediação de leitura selecionados pela Cátedra Unesco.

Os agentes são jovens entre 18 e 29 anos que visitam comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e desenvolvem atividades de estímulo à leitura, como contação de história, rodas de leitura, entre outras. Cada agente recebe uma bolsa de R$ 350 por mês e atua na própria comunidade, onde visita regularmente 25 famílias.

FUTUROS AGENTES
Os profissionais capacitados começam a repassar a formação aos futuros agentes ainda este mês. A primeira cidade que vai realizar a atividade é São Bernardo do Campo (SP), a partir do dia 22 de novembro. Na cidade paulista, os primeiros 272 agentes começam a atuar em janeiro do ano que vem. O município vai lançar, futuramente, edital para a seleção de outros 128 agentes.

A cidade de Nilópolis (RJ) está com as inscrições abertas para a seleção dos Agentes até o dia 22  próximo. Os capacitadores preveem formar os 24 jovens em fevereiro de 2011. Para os interessados em atuar no estado do Rio de Janeiro, as inscrições continuam até 10 de dezembro, com previsão de seleção de 200 agentes a partir de janeiro de 2011. Em Belo Horizonte, a previsão é que o edital para seleção de 123 agentes seja lançado ainda este ano.

O Programa Mais Cultura repassa os recursos aos estados e municípios, assim como a metodologia de seleção e formação dos Agentes de Leitura. Cabe aos estados e municípios a composição da contrapartida financeira e a implantação do projeto em seu território. O projeto é uma das estratégias do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) que busca a democratização do acesso ao livro e formação leitora. (Foto: Herivelto Batista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário