terça-feira, 7 de abril de 2009

Vença o medo de construir um texto porque escrever faz bem

Escrever faz bem à alma. É uma sensação tão gratificante concluir um texto e perceber que a idéia foi passada ao papel (ou para a tela do computador) de forma compreensiva, sem uso de palavras distantes de nossa expressão oral. Por isso, faço o convite: escreva optando pelo gênero que mais lhe agrada. De uma frase ao registro de um sonho, uma carta, uma mensagem de e-mail, uma poesia, uma crônica...

Vença o medo de construir um texto. Óbvio que precisa conhecer, ao menos um pouco, a chamada norma culta – colocar as palavras no lugar preciso respeitando a concordância, o singular ou o plural, o tempo do verbo e algumas outras regras. Mas não se desespere. São raras as pessoas que dominam a gramática de forma mais abrangente.

Agora, um passo imprescindível é ler. A leitura possibilita aumentar o vocabulário, diferenciar um texto redondinho de outro confuso. De um texto prolixo e muito marcado (parágrafos longos e cheios de vírgulas) de outro que faz um convite para o leitor seguir em frente.

No primeiro momento ocorre a confusão diante do número de informações disponíveis acerca de determinado tema. Por isso tente, não desista logo, vá organizando as idéias. Reescreva quantas vezes for necessário. Se estiver usando o computador, fica fácil. Porque pode recortar aqui, colar ali, sem perder muito tempo.

Outras dicas importantes: evite repetição de palavras. Consulte o dicionário para recorrer aos sinônimos e tirar dúvidas quanto ao significado de determinadas palavras. Faça frases curtas e não abuse dos adjetivos.

Revise quando achar que o texto está terminado. Depois leia fazendo o exercício da empatia. Sinta-se no lugar do outro. Se gostar, confie. Cresce a possibilidade do leitor também ficar satisfeito.

Um comentário: