quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Concurso revela talentos literários

 Trinta e seis alunos da rede de ensino estadual da Bahia, selecionados em concursos regionais, apresentaram nesta quinta-feira (28), no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, poesias, cordéis e outros textos literários de sua autoria no encerramento do concurso Tempos de Arte Literária (TAL).

Para chamar a atenção do público, os poetas usaram muita criatividade. O estudante Marcos Vinicius de Souza, 17 anos, morador do município de João Sá, se vestiu de cangaceiro para homenagear um ídolo, o forrozeiro Luiz Gonzaga. Ele é autor da poesia A Saga de Luiz Gonzaga.

“O projeto me estimulou a escrever, coisa que nunca pensei. Na verdade, minha disciplina favorita é Matemática, mas vi no projeto uma chance de homenagear Luiz Gonzaga. Acho que o TAL é muito importante para a nossa aprendizagem, e ajuda os estudantes a ler mais”, afirmou Marcos.

Outro estudante que enxergou na iniciativa uma chance de revelar o seu talento foi Hugo Trindade, 16 anos, de Rio de Contas. “Eu sempre gostei de escrever, mas o projeto me fez ter vontade de mostrar os meus textos para o público. Acho que este programa deveria ter surgido há muito tempo porque abre espaço para nós”.

Segundo a coordenadora de Projetos Interssetoriais, Nide Nobre, o TAL foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico). Este ano mais de um milhão de estudantes de 398 municípios baianos concorreram.

A solenidade de encerramento do projeto contou com a presença do escritor Rubem Alves, que fez palestra para os alunos e professores da rede pública. “Se as escolas conseguirem fazer brotar nos adolescentes o prazer da leitura, terão realizado a sua missão”. Em 2009 o TAL foi desenvolvido em 362 municípios da  Bahia, com 718 escolas participando efetivamente do projeto, produzindo obras de arte literárias estudantis e realizando os Saraus Escolares e o Sarau Estadual. (Foto: Jorge Cordeiro/Agecom)
 
Fonte: Agecom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário