quarta-feira, 29 de março de 2017

Professora da Ufba toma posse na Academia de Letras da Bahia


A escritora e professora Edilene Dias Matos (foto), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (Ihac) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), toma posse na cadeira de número 13 da Academia de Letras da Bahia (ALB). A solenidade acontece nesta quinta-feira (30), às 20h, no palacete Góes Calmon, sede da ALB, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. A cadeira 13 foi ocupada anteriormente pela acadêmica Myriam Fraga, que morreu em fevereiro de 2016. A saudação à nova titular vai ser feita pelo confrade Fernando da Rocha Peres. 

Escolhida no dia 25 de julho de 2016, Edilene tem uma trajetória como profissional ligada às letras e, de modo geral, à cultura, incluindo um olhar especial para a temática das poéticas da voz e das culturas populares. “Insisto que os escritores, poetas, ensaístas, vocês todos, fazem parte daquele grupo de artistas cujo trabalho é incansável com as palavras, gestos, imagens. Esta casa é o abrigo certo para estes artistas”, disse a nova acadêmica após a sessão de eleição, conforme matéria com foto publicada no site da Ufba.

Edilene Dias Matos é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Fez Pós-Doutorado em Literatura e Cultura Brasileiras na Universidade de São Paulo (USP) e em Poéticas da Voz pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense. Foi professora da PUC de São Paulo e diretora do Departamento de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Na Universidade Federal da Bahia, atuou como coordenadora do Pós-Cultura. Foi também uma das fundadoras e primeira presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Voz (Abravoz).


Nenhum comentário:

Postar um comentário